Tutorial - Armazenando seus arquivos na "nuvem". « •My Mємσяιєѕ...•
Home Sobre o blog F.A.Q Contato Perfil completo Perfil do Twitter Página no Facebook Assine o Feed!

15 Tutorial - Armazenando seus arquivos na "nuvem".

Fazia uns bons séculos que eu não trazia um tutorial novo né?! Enfim, para nooooooossa alegria eu descobri um assunto que alguns ainda não tem completo entendimento (inclusive eu, há uma semana atrás), e venho explicar um pouquinho sobre o armazenamento de arquivos na chamada "nuvem" da internet.

Primeiro, vamos entender o que é a tal "nuvem":
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas. - Valeeeeeeu, Wikipédia
É tipo isso...
Para colocar seus arquivos na nuvem, você conta com a ajuda de um site de armazenamento. Existem vááários deles e cada um tem quantidades diferentes de memória, planos pagos ou gratuitos, e compatibilidade - ou não - com o seu sistema operacional. A quantidade de sites que disponibilizam esse serviço já é bem grande, porém entre os mais conhecidos, estão o Dropbox, o Google Drive, o ICloud e o Sky Drive.
Nesse post, vou ensiná-los a fazer o upload de seus arquivos nessa tal "nuvem", que já é conhecida como o futuro do armazenamento de arquivos, e possível sucessora de pen-drives e cartões de memória. Será que substitui mesmo? Enfim, isso é assunto pra outro post...


Sorry galera, mas não vou fazer um tutorial para cada site, até porque não há muita diferença entre eles. Escolhi para ensiná-los o site que eu já estou bastante habituada: Dropbox!
O Dropbox tem plano gratuito e pago, no plano gratuito você recebe 2Gb de memória, mas pode chegar a 18Gb se enviar convites aos amigos, e estes criarem uma conta no site. Para quem acha que 18Gb ainda é pouco, pode assinar planos pagos que disponibilizam 50Gb de espaço por $99 ao ano ou até 500Gb, por $500,00 ao ano.
O site é um dos mais seguros para upload dos seus dados, e possui aplicativos para a maioria das plataformas (na real, todas...eu acho): Windows, Linux, Mac OS X, Blackberry, iOS e Android.
Curtiu o Dropbox? Caso não tenha gostado, confira essa reportagem do G1 e escolha outro site de sua preferência. Mas se gostou, acompanhe o tutorial abaixo...

Na página inicial do Dropbox, cadastre-se como mostra a imagem. Caso já tenha conta no site, basta fazer o login, na parte superior direita do site.

Agora que você já tem conta no site, clique em seu nome no canto superior direito da página, 
e dentre as opções, escolha Install. 
O aplicativo do Dropbox será instalado em seu computador, para "linkar" sua máquina com a nuvem.

Enquanto baixa o aplicativo, você já pode ir fazendo o upload de seus arquivos no site. Na página principal, clique em New Folder, e depois nomeie a pasta criada. No exemplo, eu vou "upar" duas fotos relacionadas ao blog, e coloquei o nome da pasta de Arquivos do blog.

Fazer o upload dos arquivos dentro da pasta selecionada é a parte mais fácil: basta clicar em Upload e depois, em Choose files para "catar" as fotcheenhas, musiquiinhas ou sei-lá-mais-o-quê no seu computador.

O download já terminou? Então agora você já deve perceber que um atalho foi criado na barra de tarefas e outro atalho está na área de trabalho. Clicando no atalho da área de trabalho, você entra na pasta dos seus arquivos "upados" que fica dentro do computador. Ou seja: os mesmos arquivos que estão no site também estão no seu computador, e basta você arrastar um arquivo para a pasta do Dropbox no seu pc, para que ele vá diretamente para o site, e aí você poderá visualizar esse arquivo em qualquer dispositivo que tenha acesso a internet.

Baixei inclusive o Dropbox para o meu tablet com Android, e olha só os arquivos lá também...haháá

Agora que vocês estão mais familiarizados com o básico do Dropbox, encerro o post explicando um pouquinho mais sobre as opções que aparecem na página principal do site e, a princípio, podem confundí-los um pouco.

Sharing: você pode compartilhar pastas com outros usuários do Dropbox. Para compartilhar arquivos com outras pessoas o site precisa verificar seu e-mail caso seja um novo usuário, e você pode criar pastas para enviar ou compartilhar as já existentes.                                     Links: aqui você pode criar um link para seu arquivo e, com esse link, enviá-lo para qualquer pessoa, usuários ou não do Dropbox.                   Events: um histórico de suas ações (uploads, ganho de espaço para armazenamento e etc) desde que entrou no site.                                 Get Started: uma lista de ações não necessárias, porém úteis para ganhar mais memória de armazenamento. Quanto mais ações você cumprir, mais espaço ganha.                                                                 Photos: lugar onde ficam guardadas as fotos que você tirar com a câmera de qualquer dispositivo, quando conectado ao Dropbox.


Bem, espero que o tutorial tenha dado um help a vocês. Armazenamento na nuvem é bem mais fácil do que parece né?! Adorei ter feito essa descoberta e, principalmente, dividido ela com vocês. E é isso aí: se jooooguem na nuvem amores! haháá

15 coment's...♥:

Stéfani Zimmermann disse...

Que legal o tutorial, bem explicadinho :)

Beijos,
placestyle.com

Caroline Ferraz disse...

Puxa que legal, sempre fiquei meio boiando sobre armazenamento em nuvem. Por enquanto vou continuar com meus pen drives pras fotos, e ouvindo música, assistindo seriados e lendo tudo online kk
Valeu super a dica, quando eu precisar já sei onde vir ^^

Att, Line
putmerd.blogspot.com

Pelo Closet disse...

ótimo tutorial, bem fácil de se fazer *-*

http://semfrontteiras.blogspot.com.br/

Camilla ♥ disse...

Eu adoro o Dropbox HKGJFHGJKFHKJGFKJ É vida *-* Parabéns pelo tutorial!

Beijos e bom domingo ♥

Sugar Dance (clique no perfil para visitar)

Bruna Morgan disse...

Meu deus ;o, eu vou tentar isso!


http://bruna-morgan.blogspot.com.br
http://shhh-estoulendo.blogspot.com.br

Marília Pessoa disse...

Que legal isso! Eu não conhecia! Quanta tecnologia,hein? Gostei muito! Isso é super legal e interessantíssimo.
Você explicou como funciona direitinho, adorei!
bjss

TRASH ROCK

Jacky Simionato disse...

Oi,. flor! Tutorial super bem explicadinho. Gostei muito! tem uns que se dizem "tutoriais" e não ensinam nada rs.. Parabéns! beejos
www.jackysimionato.com

Rafaela Biscassi disse...

Oi Fran,
Gostei bastante do seu tutorial e confesso que aprendi bastante coisa com ele:)

Páginas Em Preto

Beijos

Thami Sgalbiero disse...

Ai que legal :o Não sabia disso. Tem como colocar TODOS os arquivos do computador ali? Tipo, fotos coisas do blog e etc? To precisando pra dar uma aliviada aqui no meu computador mesmo.

Beijos!
www.likeparadise.com.br

Mirelle disse...

Adorei o post, bem diferente do que a gente costuma ver por aí no mundo dos blogs haha Já me tornei até seguidora seguidora! Beijos,

Mirelle
http://www.bratzblogger.com

Thalita Maia disse...

Amei a dica!

beijos

Lucylle S. Tavares disse...

Cara, meu amigo guarda tanta coisa nessa nuvem e só vive falando dela! Eu pensava que era ele zoando comigo kkk :B Super útil a dica Fran!
Beijos ♥

www.blogmeninama.com.br

Cinderela Evangelica disse...

nossa super adorei seu blog parabéns lindo demais

estou até seguindo ele se puder seguir de volta ficarei super feliz de verdade

http://alinewdesigner.blogspot.com.br/

Pâm disse...

Mega explicadinho ;)

Bjinhos ;*
Pâm

Julia disse...

Nunca entendi direito do assunto, agora sim! Me sinto informada e achei interessante, ótimo tutorial!

inconstanteando.blogspot.com

Diga o que você achou do post,vou amar saber a sua opinião!!! \Õ/

Mas atenção!!!
→ Não uso moderação de comentários,mas mesmo assim não permito:
•Xingamento a mim ou ao conteúdo do blog;
•Spam:
propaganda de algo que não seja um blog ou site de confiança.Odeio aqueles anúncios que te mandam clicar em um link suspeito...=*
•Palavrão ou qualquer outro tipo de desrespeito!!


Caso você viole as regrinhas,seu comentário será deletado tá ok??!!

Mas fora isso,fique a vontade para comentar!!!

Related Posts with Thumbnails