As boybands não morreram na década de 90! « •My Mємσяιєѕ...•
Home Sobre o blog F.A.Q Contato Perfil completo Perfil do Twitter Página no Facebook Assine o Feed!

11 As boybands não morreram na década de 90!

Pra começar, uma breve explicação sobre o termo 'boyband': banda formada por homens, que cantam e dançam com coreografias. Muitas pessoas pensam que toda e qualquer boyband é (ou foi..) fabricada, e que os coitados são apenas corpinhos bonitos que não cantam nada. Erro grotesco (!), já que para pertencer a uma banda que exige do cantor apenas a voz sem a necessidade de tocar nenhum instrumento, calcula-se que ele precise ter uma voz incrível e muuuuito talento, certo?! Corpinho bonito mantém o sucesso apenas por uns dois anos... FATO!

As boybands tiveram seu auge na década de 90, mas como qualquer tendência da moda e da música, ela também está voltando! Nesse post, você vai entender um pouco mais sobre o que é e quais bandas pertencem a esse gênero que 'bomba' a mais de 40 anos.



Muito antes de existir o termo 'boyband', (lá nos anos 70) o Jackson Five já pertencia a esse estilo. O grupo que revelou Michael Jackson resistiu até 1990 mas o ápice de seu sucesso ficou entre os primeiros quatro singles: "ABC", "I Want You Back", "I'll Be There" e "Stop The Love You Save".
Mais ou menos na mesma época (em 1977) foi criado o Menudo, banda que revelou Ricky Martin e usava um estilo mais voltado para 'enlouquecer as menininhas'. Ou ninguém nunca ouviu falar de uma mãe de amigo (a), ou até mesmo a própria mãe, que ainda têm os pôsters deles na gaveta?! Hahá..
Enfim, dizem que o grupo 'não se reprimiu' até 1996, mas com tantas trocas de integrantes os fãs garantem que o Menudo acabou bem antes disso!


Na década de 80, nasceu o New Kids On The Block e junto com eles, renasceu o clima favorável para as bandas boas de coreografia. Porém, com o rock pesado (chamado de estilo 'grunge') do Nirvana tomando conta das paradas musicais, dá pra imaginar que o mundo da música não estava mais querendo dar espaço para o pop animado dos eternos cantores do megahit "Step By Step". Eles lançaram cd's bons e elogiados pela crítica mesmo após o auge, mas não foram muito valorizados e acabaram com o grupo em 1995.
Porém, as boybands não morreriam porque a partir de 1993 (mesmo com o Nirvana bombando..) os Backstreet Boys já preparavam seu espaço, e apesar do primeiro single não ter dado bons resultados em seu próprio país (EUA), eles foram para a Europa, onde - finalmente - conquistaram seu lugar na música. A partir de 1997 o sucesso foi mundial e os hits "Everybody" e "As Long As You Love Me" conquistaram inclusive o Brasil-sil-sil!


A partir da explosão dos Backstreet Boys, a situação 'saiu do controle' e boybands se formavam aos montes. Na época, rolou até uma polêmica com o ex-empresário dos BSB, Lou Pearlman, que muitos acreditam ter 'fabricado' uma banda parecida para conseguir um lucro maior: disso nasceria o 'N Sync, que durou até 2002! (Se essa história é verdade ou não, só o safado do Pearlman sabe..=*)
Outras bandas se tornaram 'capa-de-revista-adolescente' na década de 90: Westlife (que se separaram em 2011), Boyzone (cujo um dos integrantes faleceu em 2009), Five, 98º (que estão em plena fase de retorno!) e Take That (que também voltaram aos palcos).
Integrantes conhecidos por carreiras solo: Robbie Williams, do Take That; Nick Carter, dos Backstreet Boys e Justin Timberlake, do 'N Sync.

Quem pensa que a febre da boyband parou apenas na BOY band, se engana completamente...


Em 1996, as Spice Girls iniciaram uma revolução na música pop, sendo a primeira Girl Band a conquistar um espaço em meio a taaaantas bandas masculinas. Elas foram um fenômeno e assim como os Backstreet Boys, abriram espaço para várias outras bandas. Entre essas bandas, uma das que mais se destacaram (inclusive no Brasil) foi o All Saints, que voltou em 2007 e - pelo o que eu consegui entender - parece que pararam de novo em 2009. Chato isso né?!
Mas enfim, as girl bands não ficaram apenas no pop. TLC e Destiny's Child (sim...é o grupo da Beyoncé!) representaram o hip hop cheio de Girl Power na década de 90. As Destiny's manteram o grupo até 2005 e as TLC, apesar de acabarem oficialmente em 2005, tiveram seu final traçado pela trágica morte de Lisa 'Left-Eye' Lopes, em um acidente de carro, no ano de 2002.

No início dos anos 2000, as boybands foram se desmanchando ou dando um tempo na carreira, e a partir daí o rock voltou um pouco mais 'calmo', com bandas como Blink 182, Evanescence, e a revelação da época: Avril Lavigne. A cena pop da época é mantida por Britney Spears, Madonna (que é uma DIVA eterna!), Christina Aguilera, Pink, Shakira e cantoras similares; além das 'criações brasileiras'...

Sim! O Brasil também tentou fazer suas boy e girl bands. Rouge durou mais tempo, mas após a explosão de dois hits ("Ragatanga" e "Brilha La Luna"), uma das integrantes deixou o grupo e a perda de sucesso foi visível. O surgimento da boyband Br'Oz foi outro fator que acelerou a perda de sucesso das meninas, mas eles não foram uma 'concorrência' muito ativa. Com apenas um hit de letras fraquinhas (quem aí se lembra de "Prometida"?) eles não duraram muito na mídia e acabaram em 2005, um ano antes do fim oficial do Rouge, que também não aparecia muito na mídia desde os tempos de 'aserehe'..

O tempo passou, surgiu - e acabou - o Rebelde (mas eles eram uma boyband ou girlband? Nem sei..) e o High School Musical...mas as verdadeiras boybands e girlbands estavam todas extintas. Opa! Nem todas! Os Backstreet Boys já haviam voltado em 2005 (porém, Kevin Richardson deixou a banda em 2006..mas está de volta em 2012!) e naquela época eram os únicos a manterem o estilo musical sem perder os traços que os marcaram na década de 90.

Além dos BSB, o Take That também voltou em 2005. A princípio sem Robbie Williams, que mais tarde voltaria a banda que lhe deu o sucesso. Os New Kids On The Block voltaram em 2007 e mostraram que a vida não era só 'Step By Step', eles são mais do que isso.
A volta das Spice Girls foi a mais noticiada no Brasil, mas apesar de todo o alarde não foi uma volta definitiva (para a tristeza dos fãs..). Elas anunciaram desde o início dos rumores que estariam voltando apenas para 'uma turnê de despedida e um cd de Greatest Hits como presente aos fãs'. Após lançarem o tal cd, com duas músicas inéditas (uma delas, 'Headlines', ganhou videoclipe!) e fazerem uma turnê 'quase mundial', elas anunciaram o fim definitivo da banda!

A cena pop não via boybands novas desde a década de 90, mas...


O One Direction nasceu em 2010 no programa X-Factor, onde foram descartados como cantores solo, mas se tornaram mega bem aceitos como um grupo. O sucesso veio mesmo em 2011, com singles como "One Thing" e "What Makes You Beautiful". Já o The Wanted nasceu em 2009, mas seu single de maior sucesso ("Glad You Came") está bombando atualmente. Ah! Parece que o The Wanted já esteve aqui no Brasil, sabiam?! Foi na turnê do Justin Bieber que passou por aqui em 8 e 9 de outubro do ano passado.

Outras boybands e girlbands conhecidos (ou não!):
Pussycat Dolls, The Saturdays, Big Time Rush, Jonas Brothers (será que são boyband mesmo?) e Hanson.

PS.: Lembram da primeira foto do post? Pois é, atualmente os Backstreet Boys e o New Kids On The Block estão em turnê (que começou em 2010) e o projeto 'NKOTBSB' resultou até em cd com duas músicas inéditas e um megamix de músicas já consagradas das duas bandas! Ouça "Don't Turn Out The Lights":

E a pergunta que eu deixo nesse final de post é a seguinte: vocês acham que essa nova geração de boybands fará o mesmo sucesso que os seus precursores?
Fontes: 
 GWS
  Livro "Almanaque Anos 90"
Meu cérebro...haháá!

11 coment's...♥:

Gaby Vicenzo disse...

Nao acho que tenham o MESMO sucesso das antigas boybands pq é muito difícil superar a febre dos anos noventa e tudo o que foi e é o Backstreet Boys, mas acho q o 1D e o BTR sao bons e tem tudo pra dar certo e continuar o legado das nossas amadas boybands.

MahPessoa disse...

Adorei o post! Tem boybands antigas que são muito legais mesmo como os BSB, que vc é fã! Eles são mesmo muito legais!
Duas girlbands que eu senmpre curti foi Rouge e Pussycat Dolls!
Como vc citou, foi no comecinho de 2000, lá para 2002, Avril foi ganhando destaque. Foi nessa época que já comecei a ser fã!
Voltando, tem algumas boybands novas que até são legais, mas algumas acabam viram modinhas!
Bjs
http://blogtrashrock.blogspot.com.br/

Vítor Teixeira disse...

Eu achei que tinha acabado, mas o X Factor tá voltando com esse formato. Eu não sou fã, mas tá dando pra dançar com umas músicas deles.
http://nossa-caixa.blogspot.com/

Vítor Teixeira disse...

O Nossa Caixa estará fazendo liveblogging do festival Sonár SP, que acontece nesse fim de semana, 11 e 12, a partir das 22h30 e 21h, respectivamente. Passa lá e curte com a gente esse festival que tem artsitas como Cee-Lo Green, Justice e Emicida.
http://nossa-caixa.blogspot.com/

Letícia Caroline. disse...

Nossa, amei o post, explica direitinho e relembra a banda que eu gostava, Rouge kkkk
Acho que não faz tanto sucesso como as antigas, as antigas são melhores!!

~ Fiquei muito feliz pela sua visita no meu blog, espero que volte sempre, você e seus leitores serão muito bem vindos!
~ http://garotavertigem.blogspot.com.br/

Ela Oliveira disse...

Concordo quando dizem que os Backstreet Boys é a única banda a resistir a toda essa mudança principalmente ao "disputar" o espaço com um verdadeiro leque de bandas novas.
Dizer que essas bandas teram o mesmo sucesso é algo complicado de se dizer pois por um lado temos as músicas "descartavéis" ou o famoso "sucesso de momento" de outro temos bandas muito boas mais que acabam com muita facilidade.
Parabéns pelo Post!

paginasempreto.blogspot.com

Beijos

Nicole ♪ disse...

Oii^^
Tudo bemm??
Estava passeando pela blogsfera, e achei seu cantinho!
Me apaixonei, rsrs!
Pensei se você poderia me ajudar coma meta de 400 seguidores!
Tem como???
Um beijo

imastoryne.blogspot.com

# Ohh # disse...

Ahh, as boybands estao voltando com tudo, na minha opinião, ja tá virando febre novamente...E SANTA MAE DE DEUS, ONE DIRECTION, MEUS LINDOS, AMADOS, QUERIDOS, PFTOS, TALENTOSOS, MEUS ANJOS <3 nao tenho nem palavras para descrever essas 5 perfeiçoes, como eu amoo eles haha <333333' Adorei o post s2'
Ah, e logo logo o FI estará de volta e com um lay novoo :3

Aiin' tava com saudades daqui u.u uahsauhs amoo mesmo seu blog, nao posso ficar sem u.u

Bjoooos ;*

fofoquinhainocente.blogspot.com

Mariana Baptista disse...

Realmente, tiveram muitas boybands que foram febre, e acho que é por isso que muitas, uma hora ou outra voltaram.
Eu gosto das boybands atuais :)
E quero comentar que Rouge deu super certo, agora, Broz não muito, né? HAHAHA

Beijo
Sem querer me intrometer

Luara Cardoso disse...

Adorei o post. Eu sou fã de muitas boy/girl bands que já acabaram. De verdade! BSB, Spice Girls. Essas bandas fazem sucesso até hoje minha gente!
Gostei mesmo do post.

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Luli disse...

Nossa, adorei o post! Muitas das minhas músicas favoritas são dos Backstreet Boys, Spice Girls, Westlife, 'N Sync, New Kids on the Block, Take That e Boyzone. Falando em Boyzone, amo o Ronan Keating em carreira solo, não paro de ouvir "When You Say Nothing At All". Minha mãe e minha tia paterna ouvem Menudo até hoje - elas eram amigas na adolescência e uma ia a casa da outra ficar repassando as coreografias e coisas do tipo; foi assim que os meus pais se conheceram! A boyband brasileira que foi febre na minha infância foi o Twister, todas as crianças que eu conhecia (incluindo eu mesma) não paravam de cantar: "meu amor, esse amor dá 40 graus de febre, queima pra valeeer, queima pra valeeeeeer..."

Diga o que você achou do post,vou amar saber a sua opinião!!! \Õ/

Mas atenção!!!
→ Não uso moderação de comentários,mas mesmo assim não permito:
•Xingamento a mim ou ao conteúdo do blog;
•Spam:
propaganda de algo que não seja um blog ou site de confiança.Odeio aqueles anúncios que te mandam clicar em um link suspeito...=*
•Palavrão ou qualquer outro tipo de desrespeito!!


Caso você viole as regrinhas,seu comentário será deletado tá ok??!!

Mas fora isso,fique a vontade para comentar!!!

Related Posts with Thumbnails