Pequeno texto sobre uma grande tristeza « •My Mємσяιєѕ...•
Home Sobre o blog F.A.Q Contato Perfil completo Perfil do Twitter Página no Facebook Assine o Feed!

16 Pequeno texto sobre uma grande tristeza

Como iniciar um post desse? Eu tinha um post sobre cadernos escolares prontinho aqui, e juro que pensei em não escrever sobre isso, até porque pelo nível da tragédia vocês já devem estar cansados de ouvir falar (pela tv e redes sociais). Mas peço desculpas, porque não consigo postar algo descontraído enquanto uma situação dessa magnitude choca e entristece a todos, tanto no meu estado (RS) quanto no resto do Brasil - e do mundo.


Estava fazendo compras com meus pais quando vimos nas televisões da loja um repórter falando sobre um incêndio em Santa Maria. Quando chegamos em casa, ligamos a TV e vimos um programa de esporte cedendo todo seu espaço no ar à cobertura da "fatalidade", que, depois, descobrimos se tratar de uma tragédia.
Para muitos, é apenas mais uma notícia triste e corriqueira, para outros, o choque ao ver vídeos transmitidos nos telejornais ainda não passou. Para aquelas mais de 200 pessoas, foi o encerramento brutal da festa de formatura, do aniversário, da balada de final de semana, do encontro com os amigos, da comemoração ao lado do(a) namorado(a), da vida.
Eu declaradamente não curto baladas ou qualquer outra festa noturna em lugares escuros e com música alta demais, mas imagino o quanto aquela galera curtia estar lá, e o quanto confiavam na dita "segurança" da boate. Não sei se estou certa em minha opinião, e talvez ela ainda mude conforme o desenrolar da história, mas enfim: não sei se a banda é totalmente culpada, e não acho que o alvará de funcionamento vencido fez alguma diferença no que aconteceu na prática. O que sei (e acredito) é que graças a falta de noção dos donos daquela joça chamada de boate Kiss, um incêndio que poderia ser - pelo menos um pouco - controlado, acabou em algo pior do que já seria. Primeiro: que extintor era aquele que não funcionou e alguns afirmavam que estava na validade e fora recentemente inspecionado? E segundo: pra quê fazer show pirotécnico? Sério, isso me deixou até um pouco irritada com a banda, porque não importa se eles tiveram ou não a aprovação para usar os tais sputniks (sinalizadores), o caso é que a boate era visivelmente pequena pra acender uma coisa que envolve f-o-g-o! Era óbvio, vocês não acham?

Muito se fala na atitude tosca do(s) segurança(s) da boate, que se recusou a deixar as pessoas saírem por pensar que elas não queriam pagar a comanda, mas relatos de quem realmente presenciou a cena afirmam que os seguranças, assim que viram o fogo, liberaram a entrada. Então, sinceramente, isso deve ter uma pitadinha de sensacionalismo...=*
É um fato que a casa noturna não tinha a segurança e a sinalização necessária, já que faltavam placas com a palavrinha mágica "SAÍDA", faltavam luzes de emergência, faltava uma infraestrutura que favorecesse a fuga em caso de emergência (já que a boate era um labirinto!) e faltava, principalmente, portas!

É revoltante, mas maior do que a revolta, é a tristeza de observar tantas pessoas que não tiveram a chance de dar um último adeus aos pais, à(o) namorada(o), aos amigos...
Mas se podemos ver algo de positivo nessa tragédia toda, é a solidariedade das pessoas: no domingo à tarde eu já acompanhava mensagens no Facebook, de pessoas dizendo que a única ajuda que Santa Maria precisava era orações, porque nada material lhes faltava. Apesar da pressa com que tudo foi esquematizado, pude ver nos noticiários que a situação parecia - aparentemente - calma, organizada, e havia muitas placas de pessoas oferecendo hospedagem e outros serviços dentro do Centro Desportivo da cidade, tudo isso fora as doações de vários lugares que Santa Maria recebeu.

Enfim, encerrando esse post de desabafo, digo o mesmo que já havia dito na página do blog no Facebook: desejo profundamente que Deus acolha as vítimas dessa tragédia e console as famílias e amigos que tanto sofrem.
Acho importante falar mais uma última coisa: isso não foi acaso, nem um simples acidente, nem uma fatalidade. Mais (beeeem mais) de mil jovens deram seu dinheiro em troca de momentos de diversão, mas o que os donos irresponsáveis dessa boate fizeram foi cobrar o dinheiro e a vida dessa gente, por não terem o mínimo de respeito e preocupação em preparar aquela porcaria de casa para que facilitasse a fuga em algum caso de emergência. Foi bem mais fácil investir em uma fachada bonita, escondendo janelas que poderiam ter salvado vidas. Foi mais fácil preparar o salão pra uma grande pirotecnia do que preparar saídas de emergência.

Como estamos no Brasil, o apelo é para que não rezemos apenas pelas vítimas, mas oremos também para que os donos da Kiss (e também os responsáveis pelo uso do sputnik) sejam devidamente punidos. É difícil que haja uma punição justa, mas que, pelo menos, ela venha.


16 coment's...♥:

Camilla ♥ disse...

Eu fiquei muito comovida com esse acontecimento ):

Beijos ♥

Sugar Dance (clique no perfil para visitar)

Daiana Angel disse...

Realmente é triste, e que Deus conforte as famílias nesse momento!

Beijos,

nossoglamour.blogspot.com.br

Julia disse...

Eu achei isso realmente triste, porque conheço muita gente que perder amigos nessa tragédia. Não quero culpar ninguém gosto de pensar que foi um acidente porque, na realidade, ninguém ali tinha a intenção de machucar ninguém e todos estão tristes, abalados e prejudicados. Mas eu fiquei muito sentida! Ainda mais com certos "seres humanos" que conseguem fazer piada de algo desse patamar só para chamar atenção, af!

inconstanteando.blogspot.com

Thalita Maia disse...

Que triste né? já chorei muito ouvindo e lendo textos, e testemunha das vítimas que sobreviveram e dos familiares

Beijos

Stéfani Zimmermann disse...

Foi realmente horrível o que aconteceu, eu não conhecia ninguém de lá, mas fiquei bem triste quando soube.

Beijos,
placestyle.com

Dayanne disse...

Fiquei muito triste e chocada com a tragédia. Fora que sempre tentava fugir do facebook e da tv porque toda hr falavam sobre isso, e eu ficava (fico) ainda mais triste :S

http://www.sentimentosingelo.com.br/

Tammy Cezaretti disse...

Um horror né? achei horrivel e já desabafei em rede social...o pior de tudo é ter de aturar com "piadinhas idiotas" que pessoas sem coração fazem nas redes sociais, ainda mais no facebook. Totalmente ridiculo não pensarem no que as famílias estão passando nesse momento, né?
Mais triste ainda é a falta de responsabilidade do nosso próprio país, onde não há fiscalização em nada!

Beijo,
sweetgirldreams.blogspot.com

sukita de uva :3 disse...

Eu fiquei com uma sensação horrível o domingo todo, afinal, não se falava de outra coisa né? E nem da pra acreditar, mas foi aqui no Brasil, foram Brasileiros que morreram! A gente já ta tão acostumada a ver pessoas de outros países morrendo com fatalidades naturais que quando acontece esse "massacre" aqui, é de chocar!

Sinceramente, eu não acho que os caras da banda ou os seguranças tevem culpa, e sim o dono da boate. Pra começar, os "fogos" era algo marcante em TODOS OS SHOWS da banda, todo mundo queria assistir, então é normal eles quererem fazer né? E os seguranças, estavam apenas fazendo o trabalho deles, afinal, é normal sempre ter brigas em boates, por isso eles nem desconfiaram do incêndio.

Enfim, tudo foi horrível! Mas acho que culpar um ou culpar outro não vai trazer ninguém de volta, infelismente ;~ O negocio é agradecer e orar pelos que conseguiram sobreviver!

http://rascunhosdasuuka.com/

Kellen Oliveira disse...

foi horrivel acordar domingo e ligar a tv e só ouvir falar disso, tocou o todo o mundo, mas que Deus cuide das familias e amigos das vitimas. Obrigada por visitar meu blog e comentar. Seguindo. bjbj

pedacosdelembrancas.blogspot.com.br

Marília Pessoa disse...

Realmente triste, uma notícia que chocou todo mundo. Quando eu soube, eu fiquei muito surpresa, de início nem acreditei.
Espero que isso sirva para abrir os olhos dos donos de boate, pra investir mais na segurança das casas de shows/boates. Tanta gente morta nos deixa revoltados.
Que Deus dê força aos parentes das vítimas.

TRASH ROCK

Amanda Souza disse...

Eu fiquei muito chocada quando vi as notícias sobre a tragédia. Pensei que cara família, cada amigo, cada namorado (a) que perdeu uma pessoa querida. Uma série de fatores contribuíram pra que tudo acontecesse da forma que aconteceu, mas o que nos resta é tomar cuidado para que não haja outra igual.
Beijinhos

Hipérboles
@hiperbolismos

Thami Sgalbiero disse...

Essa notícia foi horrível :/ E eu só fiquei sabendo depois que cheguei de um evento de um FC que eu participo sobre Percy Jackson, fiquei extremamente chateada. Fiquei intrigada com esses guardas que não deixaram o povo sair, cara... Pra que isso né? Isso tudo é pra pagar? Porra. Fiquei muito puta, desculpa os palavrões. Mas, tomara que o dono da boate tome com as consequências agora.

Beijos!
www.likeparadise.com.br

Unknown disse...

Também achei um pouco de sensacionalismo os comentários sobre os seguranças da boate. Concordo muito com você sobre praticamente tudo . Uma tragédia enorme, e cada vez que passa uma reportagem sobre isso meu coração fica mais apertado . Não só por imaginar que podia ser eu (adoro festas) , mas por pensar no sofrimento de um pai, de uma mãe, das pessoas próximas com uma fatalidade dessa.


http://heythaii.blogspot.com.br/

Rafaela Biscassi disse...

Oi, Fran
Parabéns pelo post e concordo com tudo o que você disse.Essa situação foi lamentavél!

Páginas Em Preto

Beijos

Pâm disse...

Não preciso falar mais nada! Você já disse TUDO!
"/

Bjinhos ;*
Pâm

Sabrina disse...

Foi muito triste isso que aconteceu , que Deus conforte o coração das familias !
Já estou seguindo aqui e ficaria muito feliz se tivesse você no meu cantinho !!!
http://sclavascarlet.blogspot.com.br/

Diga o que você achou do post,vou amar saber a sua opinião!!! \Õ/

Mas atenção!!!
→ Não uso moderação de comentários,mas mesmo assim não permito:
•Xingamento a mim ou ao conteúdo do blog;
•Spam:
propaganda de algo que não seja um blog ou site de confiança.Odeio aqueles anúncios que te mandam clicar em um link suspeito...=*
•Palavrão ou qualquer outro tipo de desrespeito!!


Caso você viole as regrinhas,seu comentário será deletado tá ok??!!

Mas fora isso,fique a vontade para comentar!!!

Related Posts with Thumbnails