Chaves: o seriado que não acabou após o seu final! « •My Mємσяιєѕ...•
Home Sobre o blog F.A.Q Contato Perfil completo Perfil do Twitter Página no Facebook Assine o Feed!

23 Chaves: o seriado que não acabou após o seu final!

Muito se comenta sobre a realidade dos programas de humor que vêm "baixando o nível" de suas piadas, e no primeiro post nostálgico do blog em 2013, o assunto não poderia ser outro além do seriado mais marcante na vida de tanta gente: Chaves!

Opa! Cadê o Quico??
El Chavo Del Ocho - nome original mexicano - foi criado para ser apenas um quadro do programa Chespirito, mas devido ao sucesso ganhou características de seriado e passou a ser exibido em horário nobre no canal Televisa, desvencilhando-se do programa inicial.
Chaves começou de forma humilde: parece que Roberto Gómez Bolaños, o criador de tudo, teve que bancar os custos de produção do seriado do seu próprio bolso, pois no início a Televisa não ajudava financeiramente; por conta da economia de custos, o cenário era todo feito com isopor e papelão. Quem diria que isso ainda seria um dos motivos de graça do Chaves, néam?!
Curiosidades:                                                                            - O nome "Chaves" foi uma adaptação brasileira, já que "El Chavo Del 8" se refere a algo do tipo "O menino do oito". Ou seja: o garoto tem um endereço fixo (ele mora na casa número 8!) e além disso, o nome real dele nunca é revelado na versão original.
- Parece que Bolaños criou Chaves inspirado nas favelas da América Latina.
- O personagem Jaiminho surgiu no seriado para tentar (só tentar!) compensar a falta dos atores Carlos Villagrán e Ramón Váldez. Aliás, pasmem, mas Tangamandápio realmente existe!
Hoje, Chaves é transmitido no Brasil pelo SBT, mas também no canal por assinatura Cartoon Network, onde a abertura do seriado é a original mexicana e pode-se ver os créditos ao final dos episódios, o que não acontece no canal de Silvio Santos.
Sei que normalmente os posts de nostalgia se referem a algo que seja da década de 90, mas Chaves apenas teve suas reprises nessa época. Seu período de transmissão original foi entre 1971 e 1980. No Brasil, o seriado entrou para a grade de programação do SBT na época em que o canal "conquistava seu lugar ao sol", e chegou às mãos do Silvio Santos junto com as - culturalmente conhecidas - novelas mexicanas que o canal havia comprado da Televisa. A maioria das pessoas criticou Silvio, mas ele decidiu apostar na exibição do seriado e...pois é, ele acertou: El Chavo começou como uma esquete do programa do Bozo em 1984, ganhou horário nobre, trocou de horário (repentinamente, é verdade) várias vezes mas em pleno 2013, o seriado ainda continua sendo a maior carta na manga que o canal tem para conquistar audiência! MÁÁH ÔÔEEEEE!

A característica mais notável no seriado sempre foi a presença da amizade e do amor apesar dos petelecos do Seu Madruga no Chaves ou mesmo dos tapõõões na cara que a Dona Florinda dava no Seu Madruga. Mas infelizmente essa amizade e carinho não foi tão forte entre o elenco, e é do conhecimento da maioria das pessoas as várias polêmicas envolvendo os direitos de uso dos personagens.
Pra quem não sabe desse assunto, eu explico: na época em que o programa ainda era exibido originalmente, Carlos Villagrán - o Quico - pediu na justiça o direito autoral do seu personagem para sair do seriado. Parece que Bolaños - o Chaves - ganhou a ação, mas mesmo assim Villagrán ainda trabalha como Quico em apresentações. Além dessa história de processo, o ator também alegou que havia muita inveja em torno de seu personagem e em 1978, deixou o elenco oficialmente.
Como se não bastasse, Maria Antonieta de Las Nieves - a Chiquinha - também já brigou muuuito com Roberto na justiça para conseguir o direito autoral de sua personagem, mas parece que com ela "o buraco é mais embaixo", porque há toda uma história de que ela usou o nome da personagem sem permissão e isso deixou um clima horroroso entre os dois atores. Para vocês terem noção, o desenho animado do Chaves conta com todos os personagens, menos a Chiquinha!
Cachorrada da Maria Antonieta hein?! Pronto, faleeei...=*

Apesar de ter o humor como marca, El Chavo Del Ocho também deixou algumas lembranças tristes nos fãs: Ramón Váldez, o eterno Seu Madruga, morreu em 1988 por conta de um câncer no estômago, e na época ele já havia deixado o programa por motivos pessoais. A outra perda aconteceu bem depois do fim do Chaves, em 1994, quando Angelines Fernández (a Dona Clotilde) morreu por conta do fumo em excesso. Conta-se que ela teria descuidado de sua saúde desde a morte de Váldez, por causa da tristeza de ter perdido seu amigo. Também não posso esquecer de citar Horácio Gomez Bolaños, irmão do criador do Chaves, que interpretava Godinez e morreu em decorrência de um infarte, em 1999.


Chaves, ou El Chavo Del Ocho, é de longe um dos seriados mais incríveis de toda a história. Está há mais de 40 anos no ar (contando época de gravação + reprises), em muitos países, e se algum canal ousar tirar o seriado do ar, os fãs "rodam a baiana" até que ele volte para a grade de programação. Com cenários pobrezinhos e histórias simples, os personagens ainda conseguem tirar as mesmas risadas dos telespectadores nas mesmas cenas, sem parecer nada cansativo de assistir. Mas uma das características mais fortes do seriado, pra mim, é o tipo de humor abordado: puro, inocente, inteligente.
Com a visão de uma criança, nos transportamos para um mundo onde ter um sanduíche de presunto é a glória, e ter a tal bola quadrada - ou um brinquedo novo - é sinônimo de riqueza. Enquanto isso, vemos a vida difícil dos adultos que tentam ensinar algo na escola, ou que tentam fugir do aluguel por nunca terem a grana para pagar. Nossos olhos brilham, e nos lembramos de cada cena que vem a seguir mas isso não importa, porque sempre vamos querer ver de novo! 
Não fosse por isso, os canais não teriam brigado pelo direito de exibição de Chaves, e o seriado não seria lembrado de forma tão viva e atual em games, gibis, desenhos, livros, bonecos, páginas no Facebook e até aplicativos para celulares e tablets!
Falando em aplicativos, eu indico muuuito o Chavinho Groove. Ele é uma compilação de mais de 200 sons do seriado e tem versão para Android. Eu uso no meu tablet e é muito bom mesmo, além de ocupar pouco espaço em HD e ser livre de propagandas!
Quem aí já chorou ouvindo essa música??

Mas é claaaro que eu não posso encerrar o post sem mostrar pra vocês como estão os atores hoje em dia. As fotos são de 2012 e no caso dos dois atores principais que se foram, peguei as fotos mais atuais que consegui.

E como aqui no blog nostalgia pouca é bobagem, não deixe de assistir o vídeo que o canal Nostalgia fez, falando mais sobre Chaves:


23 coment's...♥:

Rayssa Vieira disse...

Não tem como chaves e um clássico mesmo assistindo os episódios repetitivos não pedi a graça sempre e bom rsrrsrsr meu personagem favorito é o KIKO kkkk


1ahistoria.blogspot.com.br :3

Attitude Included disse...

Super concordo, me pego assistindo até hoje. Esse é um dos seriados que não vai sair da tv tao cedo!
O Attitude Included está de volta e com um novo layout, confira:
www.theattitudeincluded.blogspot.com
xoxo

Marília Pessoa disse...

Fez parte da infância de todo mundo e sempre me faz rir! Chaves marcou uma geração e é sucesso total! Imagina, está a tanto tempo no ar e ninguém se cansa!
Gosto muito, adorei ler as curiosidades do teu post!

TRASH ROCK

Julia disse...

Você deve ter lido, um pouco antes de eu fechar o blog, um post meu sobre Chaves. Acho que foi um dos programas de mais sucesso (se não O mais) do mundo. Genial, atravessa e vai continuar atravessando gerações. O que é bom nem sempre dura pouco.

inconstanteando.blogspot.com

vic disse...

Assisto Chaves desde criança, era muito legal, mas hoje não sei onde passa ):

http://l-ovelythings.blogspot.com.br/

Cristielen Camila disse...

Chaves sempre foi um sucesso por ser simples e não tão moderno!
Beijos;*
Visita?
girlonlline.blogspot.com.br

Anônimo disse...

uma paixão de infancia é o chaves, adoro o seriado, e acho super legal!
E nunca vai sair de moda né :)

http://garotamarte.blogspot.com.br/

Rafaela Moura disse...

Noooooooooooossa que delícia de post, até hoje morro de rir quando ouço as mesmas piadas do Chaves. E sem o seu Madruga a série perdeu um pouco mas os episódios no restaurante da Dona Florinda são muito bons também *_*
Última nostalgia

A.C. disse...

Eu me lembro quando o programa do Chavez saiu do ar e os fãs fizeram o maior auê por conta disso e trouxeram a série novamente. Concordo com tudo o que disse no post, eu até hoje assisto, meus irmãos pequenos assistem, e eu espero que meus filhos também assistam. Esse é o programa de humor que não usa de sujeira para estar no ar.
Beijos

Isadora Secol disse...

Chaves com certeza é algo épico. Todos já viram. Alguns ainda veem. Quem ainda não viu, um dia irá ver. AMO <3
Adorei o post, pois tem muita coisa aí que eu não sabia. Tipo, o chaves naão tem nome (wtf?) kkk
Beijão!

dribs disse...

" O nome "Chaves" foi uma adaptação brasileira, já que "El Chavo Del 8" se refere a algo do tipo "O menino do oito". Ou seja: o garoto tem um endereço fixo (ele mora na casa número 8!) e além disso, o nome real dele nunca é revelado na versão original." PUTZZZZZ NEM SABIA DESSA LOL

Um beijo e não esquece de dar uma passadinha,
@heydri - pinkpimenta.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Chaves é eterno e acho que fez parte da infancia da maioria de nós, gostei do post.
@awnste
http://www.senhoritaliberdade.com

Stéfani Zimmermann disse...

Eu nunca gostei de Chaves (nem quando eu era pequena) mas faz bastante sucesso né. Post bem legal, tem muita coisa que eu não sabia.

Beijos,
placestyle.com

Bruna Leôncio disse...

Esse sim é um CLÁSSICO! Tenho paixão no seu Madruga hahaha Até hoje às vezes paro pra assistir no SBT e morro de rir, não importa quantas vezes já tenha assistido ao episódio.

Beijo,
http://entaoqsd.blogspot.com.br/

Pâm disse...

Tem como não AMAR?? Ownt *-*

Bjinhos ;*
Pâm

André disse...

Eu digo e repito amiga, Seus posts são perfeitos!
Tem post novo lá no blog!

http://blog-stepup.blogspot.pt/

Tammy Cezaretti disse...

Awn, amo chaves e assisto até hoje...
A vida tem seu prazo, e o prazo de alguns já se foram...mas não é por isso que deixam de alegrar a vida das pessoas até hoje pelos episódios gravados hahahah

Beijo,
sweetgirldreams.blogspot.com

Unknown disse...

Eu amo Chaves, e assisto até hoje no SBT..
Não perde a graça nunca, e não adianta acabar vai ter gente implorando pra voltar!!

Visite o blog e comente :)
http://apenas-tedio.blogspot.com.br/

Caroline Ferraz disse...

Que post lindo!
Eu não sou tão fa de Chaves, mas sempre assisto. Eu gosto bastante do Kiko e assisto mais por ele do que pelos outros personagens, desde pequena.
Minha amiga foi para o México ano passado e ela disse que, lá os boatos que rolam, é que Florinda namorava Roberto e Carlos, em épocas diferentes, e o principal motivo da saida de Carlos foi esse: cíumes (tenho para mim que, se isso for verdade, Roberto meio que "expulsou" Carlos).
Mas não sei se é verdade...

Att, Line
putmerd.blogspot.com

Francelle Machado disse...

@Caroline Ferraz OOOhhhh! Momento bafãão...essa curiosidade eu não vi na internet! Choqueei amore...será verdade?! Que tenso isso...=*

Delas disse...

Hola...
adorei seu cantinho...
Chavito del 8, quem não adora!
me sorprendi quando vim aqui no Brasil e pasaba ... achei bem legal...
amei o seu post..
Te seguindo!
delas-nieves.blogspot.com.br/

Descompliquei disse...

Adoro Chaves haha

www.teenlist.blogspot.com

Não me entenda mal disse...

Chaves é eterno. Sempre assisto! E não me importo de assistir aos episódios que já vi 78542 vezes. Morro de rir do mesmo jeito e as vezes até mais!

Beijos, Romário.
www.naomeentendamal.com.br

Diga o que você achou do post,vou amar saber a sua opinião!!! \Õ/

Mas atenção!!!
→ Não uso moderação de comentários,mas mesmo assim não permito:
•Xingamento a mim ou ao conteúdo do blog;
•Spam:
propaganda de algo que não seja um blog ou site de confiança.Odeio aqueles anúncios que te mandam clicar em um link suspeito...=*
•Palavrão ou qualquer outro tipo de desrespeito!!


Caso você viole as regrinhas,seu comentário será deletado tá ok??!!

Mas fora isso,fique a vontade para comentar!!!

Related Posts with Thumbnails