Na era digital, a fotografia analógica volta à moda! « •My Mємσяιєѕ...•
Home Sobre o blog F.A.Q Contato Perfil completo Perfil do Twitter Página no Facebook Assine o Feed!

29 Na era digital, a fotografia analógica volta à moda!

"Segundo estudo, 2002 deve ser considerado o ano do verdadeiro início da era digital, por ter sido o primeiro ano em que a capacidade total de armazenamento digital superou a capacidade de armazenamento analógico."- Retirado do site Café da Tarde
Foto: WeHeartIt (http://weheartit.com/from/losefearofbeingwrong.tumblr.com)
E a partir daquele ano, muita gente (na real, todo mundo!) acreditou que as câmeras analógicas estariam aposentadas para sempre, destinadas a ficarem guardadas no fundo da gaveta até que alguém lembrasse de jogá-las fora. Pois é galera, estávamos todos muito errados!
Quando o Instagram nasceu tendo como intuito principal dar uma aparência de foto de Polaroid às fotos digitais, já poderíamos prever que o efeito de "foto antiga" estaria voltando ao sucesso. Dito e feito: agora a moda é resgatar as máquinas antigonas, ou comprar novas máquinas - já que as fábricas voltam a produzir modelos analógicos - e sair por aí fotografando tudo o que puder. Dessa vez, sem mandar a foto pro Face nem pro Insta...mas sim pra revelação em estúdios profissionais!



Falando sobre fotografia analógica na atualidade, você provavelmente vai ouvir falar em três expressões por aí na internet: fotografia lomo (ou lomografia), fotografia experimental e a propriamente dita fotografia analógica. Tudo parece tão igual né? Mas não é a mesma coisa!
Em vários sites você encontra um texto mais aprofundado sobre essa parte do assunto, mas vou dar uma explicada básica aqui pra você, lindo(a) leitor(a), não se perder quando ouvir falar em "lomo" de novo.

Fotografia analógica: é aquela normal, que sua família fazia pra guardar nos álbuns. Fotos com um ambiente todo arrumadinho e pessoas fazendo uma pose toda especial para serem clicadas.

Fotografia experimental: são fotos de qualquer local, qualquer momento, sem poses especiais. Feitas justamente para "experimentar" os conhecimentos do fotógrafo e registrar momentos cotidianos que normalmente não virariam fotos nem pro álbum da vovó e nem pro Instagram.

Lomografia: é a mesma ideia da fotografia experimental, porém essas são feitas com as câmeras da marca Lomography. Sim, "Lomo" é o nome de um estilo fotográfico, mas é também o nome da marca de câmeras lomográficas que trouxe a moda analógica de volta.
Portanto, se a foto for feita por uma máquina de outra marca, não é oficialmente considerada uma lomografia, e sim uma fotografia experimental. Entenderam?


Mas se você não tem grana ou vontade de comprar uma Lomo, keep calm, porque tem um moooonte de outras máquinas tão ótimas e tão analógicas quanto as da foto acima:

1 - Polaroid 636 | 2 - Polaroid 300 | 3 - Nikon F50 | 4 - Fujifilm Instax 210 5 - Zenit EM

A parte triste em meio a alegria analógica: como fazer parte dessa novidade?

Pois é, meus queridos amigos(as) brasileiros(as), nós moramos em um lugar desatualizadéééérrimo, e eu pesquisei muito na internet sobre bons lugares para encontrar filmes, porém não encontrei quase nada de muito animador, a não ser uma página do Buscapé com vários filmes e preços diferentes. Pra não perder totalmente as esperanças, eu aconselho vocês a procurarem aqueles estúdios fotográficos que talvez já possam ter voltado a vender os filmes.

OMG! As câmeras analógicas são caras demais e eu não posso comprar uma nova. O que faço?
Keep calm amooore, o Mercado Livre ainda tem umas câmeras bem legais e com preços, digamos assim, aceitáveis. Apesar de ser meio difícil de achar, uma hora sempre aparece algo bom lá, e só é preciso conferir todo o perfil do vendedor antes de fechar a compra, porque vocês sabem né, é Mercado Livre, e aquilo lá sempre exige cuidados!

E não esqueça de procurar pela casa ou perguntar para os parentes, porque talvez eles ainda tenham uma câmerazinha escondida em algum canto por aí, e vai que ela funciona? É um gasto a menos...

Câmeras analógicas da família..a dourada funciona (aêêêê!) mas a pretinha morreu de velhice, tadinha...=*
Minha opinião:

Well, well, well...
Como nostálgica apaixonada por coisas não digitais, eu devo dizer que estou chorando de emoção por saber que alguns profissionais e muitos apaixonados por fotografia estão olhando um pouquinho pra trás e voltando a apreciar essa arte, que é a emoção de juntar as fotos em álbuns ou de observar o efeito das fotos analógicas, que nenhum Photoshop consegue copiar fielmente, por mais que todos tentemos.
Após entendermos que a fotografia digital faz parte do dia-a-dia e é muito útil, estamos aprendendo a olhar as fotos analógicas como uma verdadeira arte, daquelas que não saem perfeitas mas têm sua peculiaridade, ao invés de simplesmente empregarmos o olhar de "coisa velha e ultrapassada", que tínhamos lá por 2008. Estamos evoluindo e trazendo com essa evolução as belezas do passado, fazendo com que elas se tornem uma novidade, novamente. 
Só em pensar que eu, com meus 19 anos, terei a chance de comprar filmes novamente e utilizar a mesma máquina que meus pais usavam para tirar fotos dos meus primeiros passos, fico emocionada.
Por enquanto, esse luxo nostálgico ainda custará caro para nós, moradores da terra da tia Dilma, mas tenho esperança de que, com a disseminação dessa "velha novidade", o Brasil também se torne um provedor de materiais mais baratos para que possamos realizar nosso desejo fotográfico: colocar o filme na máquina e ver a magia acontecer!

Foto by: www.manualdosdezesseis.blogspot.com

Quer saber mais? Eu recomendo:

"Os tipos de filme e seus diferentes resultados", no Melhor Ângulo.
"Dicas pra comprar sua câmera analógica", no Depois dos Quinze.
"Fotografia de filme: a antiga novidade", no Viés.
Site em versão brasileira da Lomography, pra quem quiser conhecer mais sobre a marca.


29 coment's...♥:

Lucila Eliazar Neves disse...

oii adorei o post. Sou fotógrafa (nem tão profissional por falta de uma camera q preste) e, apesar de não ter nada contra a fotografia digital, sempre preferi fotografia analógica, e mesmo na era digital, minha primeira câmera foi uma compacta analógica simplesinha. Tenho muito amor por minha first e fico muito feliz por essa noticia!

Cristielen Camila disse...

Eu adoro e quando for viajar para Orlando quero comprar a minha! Vou esse ano ainda *o*
Beijos;*

Docinho . disse...

Nossa, quem diria. Essa vida é pura loucura, mas particularmente eu sou louca pela era digital, não me identifiquei muito com o vintage.. Mas para quem curte, é pura emoção!

Beijos, visita ;D
http://blog-sparks.blogspot.com.br/

Brechó de Conteúdo disse...

Olá!
Adorei suas dicas, são realmente muito úteis para quem está procurando se aprofundar um pouco mais em coisas relacionadas a fotografia (como eu, haha)
Como você mesma disse no post,é um pouco difícil mesmo encontrar lugares com preços justos para comprar câmeras. Eu sempre sonhei em ter uma câmera Polaroid :3
Adorei seu blog, e o post, estou seguindo. Beijos!

brechodeconteudo.blogspot.com

depois disse...

eei, amei seu blog, parabéns, é lindo, já estou seguindo!=D
Segue o meu?
depooisdosdoze.blogspot.com

Stéfani Zimmermann disse...

Aqui em casa tem uma Polaroid, pena que não funciona. Sempre adorei câmeras antigas *-*

Beijos,
placestyle.com

Jacky Simionato disse...

oi, florzita.
pois éh, estou adorando essa volta.
Adorava a minha maquina analogica, pena que não a tenho mais.
Que tal fazer uma visitinha no meu blog?
Adoraria ter sua presença la =D
Se gostar curte minha pag. beejos
www.jackysimionato.com

Unknown disse...

Amo esse tipo de fotografia, gostei muito do post! Beijos http://fastfashionism.blogspot.com.br/

Thami Sgalbiero disse...

Amei esse seu post e já salvei nos favoritos! Eu sempre AMEI câmera analógica. Porque da pra revelar e ter a foto com você, sem contar que eu estou pensando em botar no meu mural aqui de coisas inúteis, fotos tiradas por mim. Já tenho umas câmeras antigas aqui, só não sei se funcionam, tenho que ver o efeito que elas fazem também né, porque cada uma vem com um "filtro/efeito" diferente, rs.

Beijos!
www.likeparadise.com.br

Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} disse...

oi querida,
muito legal o post, principalmente as diferenças entre as câmeras. Eu gosto de fotografia, mas mais pra admirar do que pra tirar. Tirar não sei muito não :S
boa semana
;*

dudsparrow.blogspot.com.br

Unknown disse...

Lindo seu blog flor!
http://isabellalessa.com/

Rafaela Biscassi disse...

Oii,
Apesar de gostar bastante da tecnologia digital da câmeras atuais,confesso que sinto falta das fotos reveladas:(

Páginas Em Preto

Beijos

Rafaela Moura disse...

Amo fotografias analógicas, elas me dão nostalgia são bem lindas *-* Última nostalgia

Marília Pessoa disse...

Eu confundia esses termos sempre. Pra ser bem sincera, sou uma péssima fotógrafa. Adoro fotografia, acho lindas câmeras Lomo. mas quando vou tirar fotos, seja por qualquer câmera, nunca sai do jeito que eu quero.
o post tá lindo.

blog TRASH ROCK

victória alicia disse...

Acho linda essas câmeras analógicas, mas não sei onde comprar uma haha infelizmente.

http://l-ovelythings.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Oi Linda....
menina tu acredita que até uns meses atrás um tinha um dessas por aqui... mas eu nunca dei tanta atenção pra ela... que joguei foi fora, pq pra mim já tava passada e não iria mais servir pra nada
hahaha
esse mundão é todo complicado e estranho mesmo...rsrs
adorei o post querida
tenha uma ótima semana
beijinhos

Unknown disse...

Oii flor, que blog lindo, amei! Eu tenho uma dessa novinha, na caixa! Minha tia que me deu, eu nunca dei muita atenção para ela, ela veio com uma capinha de couro muito fofa *-*, vou começar a usa-lá para montar meu mural de fotos... Fofa, tem post novo no blog, confere lá?

http://garotaa-vintage.blogspot.com.br/2013/01/3-on-3.html

Spiderwebs disse...

Nossa, adorei sua postagem super resumidade e bem simplificada. EU queria ter essas câmeras mas tenho uma duvida: como poderei revelar as fotos? Aqui na minha cidade acho difícil ter algum lugar pois a fotografia digital invadiu o mundo eheh

Grande Abraço.
@sabrinnagomes

Blog Spiderwebs << ♥

Kellen Oliveira disse...

ah eu acho o MAXIMO fotos, tenho uma profissinal, mas admito que queria uma analogica, estilo as antigas mesmo ne.
Seguindo, segue de volta?? bjbj, Kellen Oliveira

pedacosdelembrancas.blogspot.com.br

Unknown disse...

Estou desenvolvendo uma paixão por fotografia que já não está quase cabendo dentro de mim mais. Aaaaaah! Adorei o post. :D

Beijos, Romário.
www.naomeentendamal.com.br

Anne Gattini disse...

Eu vulgo, minha mãe tinha uma tipo a sua, mas ela foi roubada enquanto ainda era mais "usadas", hoje quero muito ter uma Instax Mini e achei já um site muito bom, confiável e com um preço legal, só falta eu conseguir o dinheiro IUAHSIAUHS
Anne
meninasantenadas.tk

Descompliquei disse...

Tenho vontade de ter uma polaroid, amo tirar fotos '-'


www.teenlist.blogspot.com

Julia disse...

Que muito uma dessa, mas ainda falta dinheiro KKK por enquanto aguento firme com os efeitos, né? Fazer o quê...amo seus posts nostálgicos!

inconstanteando.blogspot.com

Francelle Machado disse...

@Sabrina Gomes Oi amoore, todos nós ainda temos essa dúvida mesmo, mas eu acredito que com a volta dessa "moda", a revelação de fotos em estúdio deve voltar às lojas...XD

Beeijos linda!

Bárbara Rocha disse...

Amo fotografar, nem que seja para o meu prazer de ver os resultados depois, e amo minha máquina fotografica hehe ^^
Beijos!
http://diamontlilac-news.blogspot.com.br/

Beatriz Andrade disse...

Não acho que são caras, na verdade são até baratas, mas não tem nada que acabe com a tecnologia atual!

Beijos,
http://paraisodemenina.com/

Unknown disse...

Ainda bem que ainda tenho minha câmera analógica guardada. Rs
Gostei da volta delas, eu adorava a ansiedade de revelar as fotos e ver como ficaram.
beijos.

http://heythaii.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Eu acho incrivelmente lindas estas que tem um ar vintage. Eu também estou amando que várias pessoas estão resgatando coisas antigas para os dias de hoje.

Anônimo disse...

Amei esse post! amo fotografia e desde antes da era digital, ja tinha a minha propia câmera uma yashica das bem antigas de metal ainda, q parecia mt com as profissionais, eu naquela época ja tirava minhas propias fotos e mandava revelar e todo o mais! Eu era adolecente e tals! Minha maquina ainda tava funcionando, pq ela eh todo mecanica msm, mas o fui mexer nela agora e o botão emperrou soh pq fui aperta.. >< vou ver se consigo arrumar ela e consigo algum rolo de filme por ai.. ^^ prob eh alguem revelar, uma das coisas q gostaria de ter aprendido..^^

Diga o que você achou do post,vou amar saber a sua opinião!!! \Õ/

Mas atenção!!!
→ Não uso moderação de comentários,mas mesmo assim não permito:
•Xingamento a mim ou ao conteúdo do blog;
•Spam:
propaganda de algo que não seja um blog ou site de confiança.Odeio aqueles anúncios que te mandam clicar em um link suspeito...=*
•Palavrão ou qualquer outro tipo de desrespeito!!


Caso você viole as regrinhas,seu comentário será deletado tá ok??!!

Mas fora isso,fique a vontade para comentar!!!

Related Posts with Thumbnails