Desmitificando o ENEM! « •My Mємσяιєѕ...•
Home Sobre o blog F.A.Q Contato Perfil completo Perfil do Twitter Página no Facebook Assine o Feed!

6 Desmitificando o ENEM!

O ENEM já está chegando e muuuita gente tá apavorado porque acha que estudou pouco ou tem medo de esquecer tudo na hora da prova. Tô certa?? Okay, então esse post é pra vocês!

WeHeartIt.com
No ano passado, quando fiz o ENEM, li muuuuuitos conselhos sobre a melhor forma para estudar para a prova (até postei sobre isso também..), e depois de passar por essa experiência - que eu jurava ser teensa pacaramba e descobri ser até bem fácil - acho legal dar umas dicas úteis para as últimas horas de estudo. Espero que ajude!

O título do post é "desmitificando o ENEM" por um motivo em especial: o medo que a gente sente dessa prova pela magnitude que ela realmente tem, nos bloqueia de pensar que nós vamos conseguir responder toooodas as 90 e poucas questões + redação. Mas acredito que essa dificuldade exagerada é puro mito, pois eu sou a pessoa mais nervosa do mundo (sou mesmo!) e consegui realizar as provas com duas horas de folga nos dois dias.
Por dia, são cinco horas de prova, e todo mundo fala que se deve pensar em três minutos para responder cada questão, mas aqui vai uma dica especial para os nervosos de plantão: preocupem-se mais em entender o que a questão quer dizer do que com os benditos três minutos. Se a gente for pensar em tempo, a gente surta na primeira hora. Isso é fato!

Tem medo de matemática e jura que vai dar problema quando chegar nessa parte de prova? Keep calm e pense muito! Por experiência própria, posso dizer que a tal matemática é 90% raciocínio e 10% operações e contas. Para vocês terem uma ideia, eu nem usei a folha de rascunhos que eles dão para os cálculos, e tirei uma nota bem boa no caderno de matemática. Detalhe: essa matéria sempre me ferrou na escola! rsrsrs..

"Estude os conteúdos que você aprendeu em todo o ensino fundamental e médio". Tá aí uma coisa bem chata e que não se precisa tanto fazer. Não há como estudar de novo tudo que aprendemos durante toda nossa vida escolar, então o negócio é contar com o que já sabemos e se for pra estudar algo, estude temas atuais e assuntos relevantes que possam cair na redação, porque pode ser QUALQUER COISA que esteja bombando (ou não) na mídia, e no enunciado da redação tudo vai parecer muito difícil (isso é normal..), mas basta uma interpretação calma e fria do texto, que você consegue assimilar exatamente o que tem que fazer. O importante é não ter medo da redação, e levar ela como se fosse as redações que você fazia na escola, até porque quando o medo vem, nada mais aparece na nossa mente!

As provas já serão nesse fim de semana, e bate aquele desespero porque o tempo está acabando. O que fazer? Simples! Organize sua "estratégia de batalha": pesquise na internet sobre os macetes básicos para fazer a prova em tempo reduzido, e mais do que isso, sobre os macetes para entender o esquema da prova. Você pode fazer simulados, fazer downloads dos cadernos de provas e gabaritos dos anos anteriores e assim entender como são feitos os conhecidos "pega-ratões", que são o símbolo do ENEM! haháá

Fonte: Universia
Para se informar com qualidade mesmo com o pouco tempo restante para as provas, eu recomendo um site ótimo que eu usei muuuuito na minha época de estudo: no Universia, você encontra notícias atualizadas e todas as dicas que precisa para se sentir preparado para arrasar no ENEM!
Post destaque do Universia: "15 dicas infalíveis do que fazer 24 horas antes do Enem para se dar bem"

Bem, meus amores, espero que o post tenha ajudado e clareado um pouquinho a mente de vocês, e pra quem vai fazer as provas desse fim de semana, eu desejo muita sorte e muita paciência. Apesar do que dizem, o ENEM não é tão difícil assim, e com bastante atenção e interpretação, ele pode passar a ser apenas um passatempo com algumas horinhas de duração, okay?! Divirtam-se!

6 coment's...♥:

Matheus Martins disse...

Só faço o Enem no ano que vem, mais já comecei a estudar, vou seguir algumas das suas dicas lindja!
http://www.vitrola3000.com/

suka poynter uzumaki disse...

Graças a Deus (ou infelizmente) esse ano me livre do ENEM õ/ Mas estou vendo de perto o quanto essa prova deixa as pessoas tensas! As minhas amigas estão quase subindo pela parede por causa disso D: E eu entendo elas, se eu fosse fazer também estaria assim! É uma prova que decidi muita coisa na vida da gente DDD: Eu gosto nem de pensar, já que ano que vem, de um jeito ou de outro eu não escapo DDDD:
ASUHSHAUSHAUAHUHUSAHSA Mas adorei as dicas! Ate passei esse post pra uma amiga minha ler aqui, espero que ajude ela :}

http://rascunhosdasuuka.com

Stéfani Zimmermann disse...

Eu estou super longe de fazer o ENEM, mais as dicas estão ótimas :)

Beijos,
Place Style

Isabela Godoy disse...

Ótimas dicas! Nem fui pro ensino médio ainda, mas é bom já se preparar pro ENEM bem antes né? Que bom que voltou *_*

Beijos!
http://www.deliriosdegarota.com/

Luísa Pimenta disse...

Adorei as dicas. :) Estava conversando com minha tia exatamente sobre o nervoso que o ENEM causa nas pessoas. Totalmente psicológico, porque é muito simples e gostoso de fazer.
hahaha
Bjs,
Lui Pimenta

Suzana disse...

Adorei o post, tadinho , meu irmão tá fazendo essa prova agora rs to só torcendo por ele ^-^

Diga o que você achou do post,vou amar saber a sua opinião!!! \Õ/

Mas atenção!!!
→ Não uso moderação de comentários,mas mesmo assim não permito:
•Xingamento a mim ou ao conteúdo do blog;
•Spam:
propaganda de algo que não seja um blog ou site de confiança.Odeio aqueles anúncios que te mandam clicar em um link suspeito...=*
•Palavrão ou qualquer outro tipo de desrespeito!!


Caso você viole as regrinhas,seu comentário será deletado tá ok??!!

Mas fora isso,fique a vontade para comentar!!!

Related Posts with Thumbnails