Porque os anos 90? « •My Mємσяιєѕ...•
Home Sobre o blog F.A.Q Contato Perfil completo Perfil do Twitter Página no Facebook Assine o Feed!

19 Porque os anos 90?

O título do post não é um erro de português, mas sim uma pergunta que eu adoraria responder: porque eu amo tanto a cultura dos anos 90? Porque eu me encanto e me emociono com tudo que pertença aquela época?
Nasci em 1993 e não consegui aproveitar tanto dessa época, é verdade. Mas possuo algumas poucas lembranças que me motivaram a iniciar uma pesquisa na internet lá em 2007, que, com a ajuda do meu inseparável livro "Almanaque Anos 90", continua até hoje.
Aliás, o início do •My Mємσяιєѕ...• foi como um blog totalmente dedicado a minha nostalgia sabiam?! O nome era "Portal Anos 90", ou simplesmente •Anos 90•!
A época em que o Kinder Ovo custava 50 centavos..
Para muitos, os anos 90 representam a época em que o presidente Collor quis ferrar com as contas bancárias de todo mundo, ou a época em que as modelos começaram a comer vento para ficarem magérrimas. E foi mesmo! Mas algumas pessoas talvez não consigam enxergar o brilho que os mais nostálgicos conseguem, e talvez não se lembrem de alguns fatos importantes, que fazem daquela época a transição do antigamente para o que vivemos hoje.
Entre 1990 e 1999 a tecnologia deu o pontapé inicial de uma série de mudanças significativas que nos transformaram, tanto no nosso modo de vida quanto nas nossas preferências. E no quesito preferências, os anos 90 foram o período de libertação da garotada: desde os gostos musicais até as tatuagens e piercings, tudo (ou quaase tudo..) passou a ser permitido e os adolescentes passaram a ser verdadeiramente jovens, não se importando em quebrar as regras.
Esses mesmos jovens ditaram a moda, que se libertou com eles e buscou elementos da década de 80 para trazer looks em vários estilos diferentes: desde o grunge até o clubber, todos conseguiram conviver em harmonia. A década serve de inspiração para criadores até hoje e a prova disso é a volta das calças pantalonas, da moda top + hot pants e das jaquetas "de estudante".


Uma das maiores belezas dessa época era a diferença na criação das crianças. Elas ainda conseguiam acreditar que haviam vindo da tal cegonha até os 12 anos! Sem computadores ou tablets, a maioria dos brinquedos delas poderiam muito bem ser inventados ou construídos por elas mesmas, apesar da quantidade enoooorme de brinquedos incríveis que existiam à venda nas lojas. E com apenas uma ou duas Barbies (ou Max Steel's para os meninos..), era possível passar uma tarde inteira inventando histórias...e só parar para assistir as Chiquititas! Aliás, a programação da tv nos anos 90 era muito mais preparada para as crianças e pré-adolescentes, e ainda existia uma certa diferenciação de programas que as crianças PODIAM ou NÃO PODIAM assistir! Mas não contem pra ninguém que eu assistia ao Casseta e Planeta na época em que era bom e indicado para maiores de 16 anos, okay?! rsrsrs

Algumas das bonecas das Spice Girls...essas eu quero até hoje!!
No início do post eu falava sobre a tecnologia, e é exatamente nessa área que a década de 90 se destacou. Imagine que em 1991 você ouvia um LP cuidando para que a agulha não o riscasse no toca-discos, em 1996 já conseguia ouvir suas fitas cassete (ou seria K7??) no walkman e o mais incrível: ele era portátil! Mas em 1999 você já podia ouvir seu CD em um prático discman amarelo enquanto fazia uma caminhada, ou ainda naquele incrível som que tinha entrada para 5 cd's e 2 fitas cassete! Nada melhor do que ouvir o hit do MC Hammer no alto volume daquelas enoooormes caixas de som não é mesmo?!
Se lembra dele?? 
Imaginem como deve ter sido incrível usar a internet - mesmo sendo discada - pela primeira vez, naquele mega computador que você nunca teve antes, e acessar sites sobre seu artista preferido, sendo que até aquele momento você só se informava sobre ele nas revistas que corria pra comprar nas bancas. Imagine como deve ter sido entrar no ICQ (tipo de MSN da época) pela primeira vez e descobrir que pode conversar com pessoas que estão muuuuito longe. Essas sensações devem ter sido únicas..

E sobre o telefone, eu nem preciso falar muito...uma imagem resume:

Por todas as pesquisas que já fiz sobre esse assunto e pelas lembranças que tenho, acredito que (assim como já citei no início do post..) a década de 90 tenha sido o elo que une nosso passado com o nosso presente, e a era mais importante para o que nos tornamos hoje. Se hoje possuímos computadores dotados de uma internet 3G banda larga, ou um IPhone que nos informa se vai chover hoje ou se vai fazer sol, é porque nos anos 90 as pessoas se sentiram livres e motivadas o suficiente para transformar os sonhos em realidade, as ideias em objetivos, as roupas estranhas e coloridas em tendência, as botas plataforma em mania nacional (as Spice Girls que o digam) e etc.

Após um post enooorme como esse, a resposta para a pergunta lá do início pode ser essa: minha paixão e minha assumida nostalgia por essa década nasceu da admiração que eu tenho por tudo que ela representou na moda, na música, na tecnologia, no comportamento e no estilo das pessoas.
E o melhor é saber que, mesmo tão pequena e sem nem ter muita noção, eu nasci e estive presente na década que mais marcou minha vida. Tenho orgulho de dizer que...

19 coment's...♥:

Lari disse...

Ahh, eu já li esse almanaque. Li o Almanaque anos 90 e 80. Só falta o dos anos 70 agora.
Que saudade do kinder ovo e seus brinquedinhos! *-* Tenho os brinquedos até hoje guardados : Os fantasminhas que brilhavam no escuro, os leõezinhos, aqueles soldadinhos que eu odiava hauhauahua. Enfim! E foi nos anos 90 que surgiu a banda Pantera e Nirvada, né?
Beeijos!

Juliana Guedes disse...

Falar a verdade eu fazia parte dos zilhões de pessoas que só lembram dessa década como uma tentativa do presidente Collor de ferrar com as contas bancárias de todo mundo,agora você mudou totalmente isso. Ah, ótimos momentos o Kinder Ovo por 50 centavos.
Estou in love com os anos 90.
Beijos

Jeniffer Yara disse...

AAaawn, que lindo post dedicado à essa década que eu também gosto, mas não sei muito, nasci em 94, aproveitei pouco do que estava em auge na época, mas alguns desenhos animados, os celulares que você citou, eu presenciei de perto, nostalgia feelings *O* Mas não sei por quê, eu me fascino mais pela década de 80 e 50. Hm.

Beijos!
Meu outro lado

Anônimo disse...

As Boybands hehe' Eu nasci em 1992 tenho alma vintage mas acredito que 90's é uma das melhores decadas *-*

André disse...

Adorei o teu post. Tenho acertesa que, da forma como escreves, vais SER uma óptima jornalista. Hahahaha verdade!
Adorei a imagem da evolução do telemóvel! ...hahaha ;)
Amiga tenho um concurso no meu blog! Gostava de saber a tua opiião, se o concurso esta a ser realizado ou não!
Obrigado!

http://www.tutoriaisdeblogger.blogspot.pt/2012/08/concurso-eu-quero-um-template-gratis.html

Unknown disse...

Naquela época as pessoas eram mais autênticas, o kinder ovo era 50 centavos!! que legal! hoje o joy é o olho da cara (pra um pedacinho de nada de chocolate) rsrs

flor vota no Kelly Club nesses blogs aqui:
http://blog-onedream.blogspot.com.br/

http://garota-amargurada.blogspot.com.br/

sei que é chato mas é algo importante pra mim e quando precisar é so contar comigo!

meu blog:
http://kelly-club.blogspot.com.br/

Éverton Ribeiro disse...

que legal, muito interessante o post, relembrando o passado... rsrs



http://www.fugindodarotina.xpg.com.br/

Dani Ramona disse...

Eu nasci em 96, bem no final, então aproveitei essa década muito pouco. Mas mesmo assim me lembro de tudo que você citou no post.
Acho que até os anos 90, as coisas ainda eram legais, dessa década pra cá foi só desgraça! hahaah

Pâm disse...

Nhaaaaaa.. Qi show este post!
Super me identifiquei e também posso dizer: "I'm a 90's kid!"
Nasci em 88 uaaaaai ^^

Bjinhos ;*
Pâm

Stéfani Zimmermann disse...

Eu não conheço muito dessa época (nasci em 99) mais este post me fez ver algumas coisas super importantes que ocorreram nesta época, como você disse, isso faz parte do que somos hoje.

Beijos!

Anônimo disse...

Que legal esse post. Eu também nasci nos anos 90, certo, mas eu vivi três anos somente nesta decada, portanto não me lembro de naaaada! Nadica mesmo, mas me interessei bastante pelo post e essas fitas K7 ???? e celulares velhos pra caramba eu lembro o/
Amei!
http://www.senhoritaliberdade.com/

Tha'li disse...

nossa, fiquei com uma vontade enorme de um delorean pra voltar no tempo agora!

adorei o post.

Anônimo disse...

que post legal fran.

Rafaela Biscassi disse...


No meu caso ,eu gosto bastante dos anos 90 porque ele representa uma ótima fase da minha vida(não que essa não esteja sendo ótima),mais eu não tinha tantas responsabilidades.
Fora que não havia computador e eu me virava muito bem inventando histórias malucas com as minhas Barbies.

Bons tempos foram aqueles!!!!

Páginas Em Preto(clique no perfil para ir para o meu blog)

Beijos

Clara Medeiros disse...

Aawn, os animes daquela época que me faziam chorar... E as bandas, então!??! (':
Orgulho de nascer nos anos 90!! E cara, que camisa linda da Spice Girls é essa?!?!? kk

http://shake-girls.blogspot.com.br/

Suzana - Adolecentro disse...

putz cara que post mais nostálgico T.T eu que nasci no fimzinho da década quase me vi na época agora kkkkkkkk poxa, realmente foi uma década importante...

Italo Augusto disse...

Eu nasci no finzinho dos anos 90, mas acho que até 2004 o pessoal ainda vivia nos anos 90. E sim, aquilo sim foi infância!

http://singlejoao.blogspot.com.br/

sukita de uva :3 disse...

Sinto saudades da minha infância, que naquela época foi ótima! Nenhuma criança de hoje vai ter a oportunidade de ouvir Sandy e Junior (serio, eu amava), nem ter um bichinho virtual... Não como era antes né u_u Hoje em dia todo mundo só pensa em estar na moda e com algo que seja da ultima geração ¬¬
Aqui em casa ainda tem uns discos de vinil e esse aparelho que ouve eles e tal, a minha mãe não vende e nem dá pra ngm pq ela diz que lembra o meu avô e tals... Antes eu não entendi muito bem, mas agora eu entendo haha :3
Ah os desenhos que passavam na TV também eram demais! Era bem simples, sem muito detalhes mas eu amava e ainda acho que são os melhores!

Acho que adoramos tanto os anos 90, pois aquela época era tudo simples mas encantador! Coisa que hoje em dia nada se é...

Amei o post, e eu tenho que confessar que estou virando fã numero um do blog! Você sempre acerta nos posts hehe

http://rascunhosdasuuka.com

Nana Barcellos disse...

HAHA
Adorei os anos 90!
Dificilmente ganhava Kinder Ovo, e até hoje não ganho. HAHA
Spice Girls eu adorava!!!

Essas calças boca de sino, nunca curti

Adorei o post, muito bom!

beijos e bom domingo
Nana - Obsession Valley

Diga o que você achou do post,vou amar saber a sua opinião!!! \Õ/

Mas atenção!!!
→ Não uso moderação de comentários,mas mesmo assim não permito:
•Xingamento a mim ou ao conteúdo do blog;
•Spam:
propaganda de algo que não seja um blog ou site de confiança.Odeio aqueles anúncios que te mandam clicar em um link suspeito...=*
•Palavrão ou qualquer outro tipo de desrespeito!!


Caso você viole as regrinhas,seu comentário será deletado tá ok??!!

Mas fora isso,fique a vontade para comentar!!!

Related Posts with Thumbnails