Quando você fala que vai ouvir uma música, garanto que a primeira preocupação dos seus pais deve ser com o uso do fone de ouvido, que as vezes é exagerado por nós, adolescentes. Não adianta se estressar ou discutir com a mamis, porque ela está certa: dependendo da sua escolha de fone de ouvido, você estará prejudicando - e muito - sua audição.
Na hora de comprar seu fone não valorize o "preço baixíssimo", pois assim como a maioria dos produtos, os fones de ouvido baratinhos são sempre os piores. Okay, às vezes alguns caros pacaramba também são ruins, mas aí você tem que se certificar de que a marca escolhida seja conhecida pela qualidade impecável - ou quase - de seus produtos né?!
Qual a intenção de uso do seu fone? Isso também influencia na hora da escolha. Se a sua intenção é a praticidade de ouvir música em qualquer lugar, como em caminhadas ou no bom e velho ônibus, os melhores modelos são os earbuds, os intra-auriculares e os supra-auriculares. Já para aqueles momentos em que você está no conforto da sua casa, nada melhor do que aquele meeeega fone mais conhecido como supra-auricular...mintchiiira, na real ele é conhecido mesmo como headset néam?!
Quer saber as principais diferenças entre eles? Então c'mon!
Earbud - Esse modelo é o mais convencional EVER; aquele que vem junto com todos os celulares e o mais usado em MP3, IPods, IPhones e sei lá mais o quê! Ele é inserido na orelha mas fica loooonge do canal auditivo. Isso é bom porque, na teoria, não prejudicaria a audição, certo? Errado! Por ser o mais baratinho dos fones, ele não guarda a qualidade do som e este só fica "nítido" quando o volume está em nível altíssimo, por isso, o povo todo aumenta o volume e daí sim, acaba com problemas auditivos!
Intra-auricular - Não é tão bem aceito por algumas pessoas (mas eu amo!) por ser introduzido diretamente no canal auditivo; por conta disso tem um som mais nítido sem a necessidade de aumentar o volume até o ponto de não ouvir mais nada! É caracterizado principalmente pela ponta de silicone.
Supra-auricular / Headset - São aqueles meeeega fones que voltaram à moda nesse ano; eles são ÓTEMOS porque cobrem toda a orelha e graças a isso possuem maior isolamento acústico, fazendo com que a música seja ouvida em mais detalhes. Por seu tamanho enorme, é recomendado que não se use em momentos onde seja necessária praticidade.
Ahh! Mas tem uma diferença entre os fones supra-auriculares e os headsets: os supra-auriculares são apenas os fones; já os headsets são completos com microfone e controlador de volume; por isso são mais indicados para uso em lan-houses!
Infelizmente não tem como testar seu fone no ato da compra (se descobrirem um jeito, me avisem please?!), mas leia com atenção as informações da embalagem e tente comparar com os outros fones disponíveis na loja. Ao comprar, faça um teste com o fone ouvindo a sua música preferida, pois de acordo com o site Update Freud, você deve conhecer cada toque da música que mais curte e caso o fone apresente algum som estranho, ou deixe de reproduzir o toque de algum instrumento, você com certeza irá notar!
![]() |
Eu preciso disso! |
Curtiu as dicas? Então mostre esse post para a mamis (ou para o papis) e tente convencê-la de que o fone de ouvido não é tãããão ruim assim! Haháá
Fotos: WeHeartIt
Fontes: UpdateFreud e Mundo Max
