Opa! Cadê o Quico?? |
Chaves começou de forma humilde: parece que Roberto Gómez Bolaños, o criador de tudo, teve que bancar os custos de produção do seriado do seu próprio bolso, pois no início a Televisa não ajudava financeiramente; por conta da economia de custos, o cenário era todo feito com isopor e papelão. Quem diria que isso ainda seria um dos motivos de graça do Chaves, néam?!
Curiosidades: - O nome "Chaves" foi uma adaptação brasileira, já que "El Chavo Del 8" se refere a algo do tipo "O menino do oito". Ou seja: o garoto tem um endereço fixo (ele mora na casa número 8!) e além disso, o nome real dele nunca é revelado na versão original.Sei que normalmente os posts de nostalgia se referem a algo que seja da década de 90, mas Chaves apenas teve suas reprises nessa época. Seu período de transmissão original foi entre 1971 e 1980. No Brasil, o seriado entrou para a grade de programação do SBT na época em que o canal "conquistava seu lugar ao sol", e chegou às mãos do Silvio Santos junto com as - culturalmente conhecidas - novelas mexicanas que o canal havia comprado da Televisa. A maioria das pessoas criticou Silvio, mas ele decidiu apostar na exibição do seriado e...pois é, ele acertou: El Chavo começou como uma esquete do programa do Bozo em 1984, ganhou horário nobre, trocou de horário (repentinamente, é verdade) várias vezes mas em pleno 2013, o seriado ainda continua sendo a maior carta na manga que o canal tem para conquistar audiência! MÁÁH ÔÔEEEEE!
- Parece que Bolaños criou Chaves inspirado nas favelas da América Latina.
- O personagem Jaiminho surgiu no seriado para tentar (só tentar!) compensar a falta dos atores Carlos Villagrán e Ramón Váldez. Aliás, pasmem, mas Tangamandápio realmente existe!
- Hoje, Chaves é transmitido no Brasil pelo SBT, mas também no canal por assinatura Cartoon Network, onde a abertura do seriado é a original mexicana e pode-se ver os créditos ao final dos episódios, o que não acontece no canal de Silvio Santos.
Pra quem não sabe desse assunto, eu explico: na época em que o programa ainda era exibido originalmente, Carlos Villagrán - o Quico - pediu na justiça o direito autoral do seu personagem para sair do seriado. Parece que Bolaños - o Chaves - ganhou a ação, mas mesmo assim Villagrán ainda trabalha como Quico em apresentações. Além dessa história de processo, o ator também alegou que havia muita inveja em torno de seu personagem e em 1978, deixou o elenco oficialmente.
Como se não bastasse, Maria Antonieta de Las Nieves - a Chiquinha - também já brigou muuuito com Roberto na justiça para conseguir o direito autoral de sua personagem, mas parece que com ela "o buraco é mais embaixo", porque há toda uma história de que ela usou o nome da personagem sem permissão e isso deixou um clima horroroso entre os dois atores. Para vocês terem noção, o desenho animado do Chaves conta com todos os personagens, menos a Chiquinha!
Cachorrada da Maria Antonieta hein?! Pronto, faleeei...=*
Apesar de ter o humor como marca, El Chavo Del Ocho também deixou algumas lembranças tristes nos fãs: Ramón Váldez, o eterno Seu Madruga, morreu em 1988 por conta de um câncer no estômago, e na época ele já havia deixado o programa por motivos pessoais. A outra perda aconteceu bem depois do fim do Chaves, em 1994, quando Angelines Fernández (a Dona Clotilde) morreu por conta do fumo em excesso. Conta-se que ela teria descuidado de sua saúde desde a morte de Váldez, por causa da tristeza de ter perdido seu amigo. Também não posso esquecer de citar Horácio Gomez Bolaños, irmão do criador do Chaves, que interpretava Godinez e morreu em decorrência de um infarte, em 1999.
Chaves, ou El Chavo Del Ocho, é de longe um dos seriados mais incríveis de toda a história. Está há mais de 40 anos no ar (contando época de gravação + reprises), em muitos países, e se algum canal ousar tirar o seriado do ar, os fãs "rodam a baiana" até que ele volte para a grade de programação. Com cenários pobrezinhos e histórias simples, os personagens ainda conseguem tirar as mesmas risadas dos telespectadores nas mesmas cenas, sem parecer nada cansativo de assistir. Mas uma das características mais fortes do seriado, pra mim, é o tipo de humor abordado: puro, inocente, inteligente.
Com a visão de uma criança, nos transportamos para um mundo onde ter um sanduíche de presunto é a glória, e ter a tal bola quadrada - ou um brinquedo novo - é sinônimo de riqueza. Enquanto isso, vemos a vida difícil dos adultos que tentam ensinar algo na escola, ou que tentam fugir do aluguel por nunca terem a grana para pagar. Nossos olhos brilham, e nos lembramos de cada cena que vem a seguir mas isso não importa, porque sempre vamos querer ver de novo!
Não fosse por isso, os canais não teriam brigado pelo direito de exibição de Chaves, e o seriado não seria lembrado de forma tão viva e atual em games, gibis, desenhos, livros, bonecos, páginas no Facebook e até aplicativos para celulares e tablets!
Falando em aplicativos, eu indico muuuito o Chavinho Groove. Ele é uma compilação de mais de 200 sons do seriado e tem versão para Android. Eu uso no meu tablet e é muito bom mesmo, além de ocupar pouco espaço em HD e ser livre de propagandas!
Quem aí já chorou ouvindo essa música??
Mas é claaaro que eu não posso encerrar o post sem mostrar pra vocês como estão os atores hoje em dia. As fotos são de 2012 e no caso dos dois atores principais que se foram, peguei as fotos mais atuais que consegui.
E como aqui no blog nostalgia pouca é bobagem, não deixe de assistir o vídeo que o canal Nostalgia fez, falando mais sobre Chaves:
Fontes: Vila do Chaves - Wikipedia
23 coment's...♥:
Não tem como chaves e um clássico mesmo assistindo os episódios repetitivos não pedi a graça sempre e bom rsrrsrsr meu personagem favorito é o KIKO kkkk
1ahistoria.blogspot.com.br :3
4 de janeiro de 2013 às 17:02
Super concordo, me pego assistindo até hoje. Esse é um dos seriados que não vai sair da tv tao cedo!
O Attitude Included está de volta e com um novo layout, confira:
www.theattitudeincluded.blogspot.com
xoxo
4 de janeiro de 2013 às 17:47
Fez parte da infância de todo mundo e sempre me faz rir! Chaves marcou uma geração e é sucesso total! Imagina, está a tanto tempo no ar e ninguém se cansa!
Gosto muito, adorei ler as curiosidades do teu post!
TRASH ROCK
4 de janeiro de 2013 às 18:20
Você deve ter lido, um pouco antes de eu fechar o blog, um post meu sobre Chaves. Acho que foi um dos programas de mais sucesso (se não O mais) do mundo. Genial, atravessa e vai continuar atravessando gerações. O que é bom nem sempre dura pouco.
inconstanteando.blogspot.com
4 de janeiro de 2013 às 18:41
Assisto Chaves desde criança, era muito legal, mas hoje não sei onde passa ):
http://l-ovelythings.blogspot.com.br/
4 de janeiro de 2013 às 19:41
Chaves sempre foi um sucesso por ser simples e não tão moderno!
Beijos;*
Visita?
girlonlline.blogspot.com.br
4 de janeiro de 2013 às 19:52
uma paixão de infancia é o chaves, adoro o seriado, e acho super legal!
E nunca vai sair de moda né :)
http://garotamarte.blogspot.com.br/
4 de janeiro de 2013 às 20:37
Noooooooooooossa que delícia de post, até hoje morro de rir quando ouço as mesmas piadas do Chaves. E sem o seu Madruga a série perdeu um pouco mas os episódios no restaurante da Dona Florinda são muito bons também *_*
Última nostalgia
4 de janeiro de 2013 às 21:08
Eu me lembro quando o programa do Chavez saiu do ar e os fãs fizeram o maior auê por conta disso e trouxeram a série novamente. Concordo com tudo o que disse no post, eu até hoje assisto, meus irmãos pequenos assistem, e eu espero que meus filhos também assistam. Esse é o programa de humor que não usa de sujeira para estar no ar.
Beijos
5 de janeiro de 2013 às 00:31
Chaves com certeza é algo épico. Todos já viram. Alguns ainda veem. Quem ainda não viu, um dia irá ver. AMO <3
Adorei o post, pois tem muita coisa aí que eu não sabia. Tipo, o chaves naão tem nome (wtf?) kkk
Beijão!
5 de janeiro de 2013 às 11:13
" O nome "Chaves" foi uma adaptação brasileira, já que "El Chavo Del 8" se refere a algo do tipo "O menino do oito". Ou seja: o garoto tem um endereço fixo (ele mora na casa número 8!) e além disso, o nome real dele nunca é revelado na versão original." PUTZZZZZ NEM SABIA DESSA LOL
Um beijo e não esquece de dar uma passadinha,
@heydri - pinkpimenta.blogspot.com.br
5 de janeiro de 2013 às 11:19
Chaves é eterno e acho que fez parte da infancia da maioria de nós, gostei do post.
@awnste
http://www.senhoritaliberdade.com
5 de janeiro de 2013 às 11:33
Eu nunca gostei de Chaves (nem quando eu era pequena) mas faz bastante sucesso né. Post bem legal, tem muita coisa que eu não sabia.
Beijos,
placestyle.com
5 de janeiro de 2013 às 14:58
Esse sim é um CLÁSSICO! Tenho paixão no seu Madruga hahaha Até hoje às vezes paro pra assistir no SBT e morro de rir, não importa quantas vezes já tenha assistido ao episódio.
Beijo,
http://entaoqsd.blogspot.com.br/
5 de janeiro de 2013 às 15:20
Tem como não AMAR?? Ownt *-*
Bjinhos ;*
Pâm
5 de janeiro de 2013 às 16:03
Eu digo e repito amiga, Seus posts são perfeitos!
Tem post novo lá no blog!
http://blog-stepup.blogspot.pt/
5 de janeiro de 2013 às 23:21
Awn, amo chaves e assisto até hoje...
A vida tem seu prazo, e o prazo de alguns já se foram...mas não é por isso que deixam de alegrar a vida das pessoas até hoje pelos episódios gravados hahahah
Beijo,
sweetgirldreams.blogspot.com
5 de janeiro de 2013 às 23:30
Eu amo Chaves, e assisto até hoje no SBT..
Não perde a graça nunca, e não adianta acabar vai ter gente implorando pra voltar!!
Visite o blog e comente :)
http://apenas-tedio.blogspot.com.br/
6 de janeiro de 2013 às 13:59
Que post lindo!
Eu não sou tão fa de Chaves, mas sempre assisto. Eu gosto bastante do Kiko e assisto mais por ele do que pelos outros personagens, desde pequena.
Minha amiga foi para o México ano passado e ela disse que, lá os boatos que rolam, é que Florinda namorava Roberto e Carlos, em épocas diferentes, e o principal motivo da saida de Carlos foi esse: cíumes (tenho para mim que, se isso for verdade, Roberto meio que "expulsou" Carlos).
Mas não sei se é verdade...
Att, Line
putmerd.blogspot.com
6 de janeiro de 2013 às 16:22
@Caroline Ferraz OOOhhhh! Momento bafãão...essa curiosidade eu não vi na internet! Choqueei amore...será verdade?! Que tenso isso...=*
6 de janeiro de 2013 às 17:24
Hola...
adorei seu cantinho...
Chavito del 8, quem não adora!
me sorprendi quando vim aqui no Brasil e pasaba ... achei bem legal...
amei o seu post..
Te seguindo!
delas-nieves.blogspot.com.br/
7 de janeiro de 2013 às 01:13
Adoro Chaves haha
www.teenlist.blogspot.com
7 de janeiro de 2013 às 14:02
Chaves é eterno. Sempre assisto! E não me importo de assistir aos episódios que já vi 78542 vezes. Morro de rir do mesmo jeito e as vezes até mais!
Beijos, Romário.
www.naomeentendamal.com.br
8 de janeiro de 2013 às 08:28
Diga o que você achou do post,vou amar saber a sua opinião!!! \Õ/
Mas atenção!!!
→ Não uso moderação de comentários,mas mesmo assim não permito:
•Xingamento a mim ou ao conteúdo do blog;
•Spam:propaganda de algo que não seja um blog ou site de confiança.Odeio aqueles anúncios que te mandam clicar em um link suspeito...=*
•Palavrão ou qualquer outro tipo de desrespeito!!
Caso você viole as regrinhas,seu comentário será deletado tá ok??!!
Mas fora isso,fique a vontade para comentar!!!