AAhh,se assustaram com o título né?! srsrsrsrsrs...
Muito antes de existirem os modernos consoles como o Wii,XBox e derivados, as crianças já conheciam o 'tiozinho' mais fofo do videogame: o Mario (e esse é sem o armário okay safadjheenhos??)O desenho foi criado por Shigeru Myiamoto lá no início da década de 80, e o mais legal é que tudo em relação ao Super Mario Bros. foi criado mais ou menos 'por acaso', já que a real intenção da Nintendo (na época do videogame de fita..) era fazer uma versão em jogo do Popeye. Pois é, quando estava tudo pronto para o lançamento, a empresa perdeu os direitos sobre o desenho e criaram um outro jogo às pressas para lançar no mercado: daí surgiu o fofo do Mario e sua turma!
Pra resumir a novela mexicana: o Mario é um substituto do Popeye, a Peach é substituta da Olívia Palito e o inimigo Donkey Kong é substituto do Brutus! Tcharããããn...
Aliás, sabiam que o primeiro nome do jogo foi "Donkey Kong"?
Sobre a aparência do personagem, é bem aquilo que eu já tinha dito: foi - quase - tudo obra do acaso. A tecnologia da época era 'tensa' de tão precária e por causa dos pixels que o desenho ocupava, seria difícil desenhar o cabelo, por isso ele usa boné. Se os braços se movimentassem, ficariam com uma cor diferente do corpo, e por isso ele usa macacão e camiseta.
E não pensem que o narigão master dele é puro estilo: por causa dos tais pixels e pela dificuldade do criador Myiamoto em desenhar uma boca e fazê-la se mover, o personagem foi feito com o nariz tamanho GG e o bigodón, para esconder a boca quando ele falasse! Mas aaaahhh...
O primeiro jogo, ainda intitulado 'Donkey Kong', foi lançado em 1981, mas a explosão do jogo foi acontecer só na década de 90 (o jogo é considerado um ícone das crianças e pré-adolescentes da época..), graças a 'popularização' do Nintendo.
Apesar do objetivo do Super Mario Bros. ser até bem clichê (resgatar uma princesa das mãos do vilão terrível, passando por vários 'mundos',coletando benefícios e fugindo de armadilhas pelo caminho), o jogo mostra que, naquela época, não era necessário ser um jogo incrivelmente bem elaborado, cheio de estratégias e bons gráficos, para atrair a atenção do público; além disso, os gráficos do jogo foram evoluindo conforme o tempo, atraindo cada vez mais fãs!
Para não fazer um Ctrl+C e Ctrl+V danaado aqui, acho melhor indicar para vocês um site onde achei uma relação com todos os jogos do Mario, incluindo o ano de lançamento, fotos e características. Muito bem feito mesmo, e para conferir é só clicar aqui!
Do Mario em 'pixels' até a era do 'high definition':
aqui vão links de vídeos 'preview' do jogo antigo e atual. Uma pena eu não conseguir colocar aqui no post direto, mas vale a pena assistir pra matar a saudade ou pra conhecer, caso você tenha nascido após a explosão do jogo e nem tenha curtido a 'emoção' de jogar Mario!